Vende só pelo Instagram? Você precisa ler isso!

haaa.. isso é uma coisa que ouço muito por ai, “Vendo só pelo Instagram”, o que podemos falar sobre isso é que é como você construir algo no terreno dos outros sem garantia alguma, isso quer dizer que amanhã como qualquer outra rede social o Instagram vai se acabar… e te digo mais, Já esta se acabando, o Tik Tok esta vindo com toda força e ja é a nova tendencia para um curto espaço de tempo, algo que fará todos abandonarem o Instagram assim como estão abandonando o facebook, pense nisso.

mais a primeira pergunta que vem a mente é “e agora?” agora é hora de você criar o seu negócio na internet de forma sólida e escalável, nesse artigo vou tentar explicar para você como não depender somente do Intagram para vender seus produtos na internet.

Preciso ter um site?

A primeira coisa a ser feita é um site, você precisa ter um site, ele é seu estabelecimento na internet e você vai trabalhar da mesma forma que você trabalha no off-line só de de maneira online 🙂 que é trazer as pessoas que não conhecem você a tornarem seu cliente, ficou confuso? mais não é não.. vamos lá..

Seu site é a base de tudo, o ponto central, lembre-se ele é sua empresa na internet e tem a intensão de apresentar seus produtos, serviços, mostrar como os seus clientes estão satisfeitos com seu trabalho, mostrar resultados, e por fim uma maneira de se comunicar com você e envolver o seu visitante (lead) com sua marca.

Redes sociais no caso o Instagram, é apenas um lugar onde “todo mundo” está como em um shopping lotado e você com sua loja lá, no caso seu perfil do Instagram, mais tem um detalhe, esse seu perfil não esta localizado em posição privilegiada e não esta visível para ninguém, então você precisa divulga-lo para que as pessoas saibam que você existe seja de maneira orgânica através da geração de conteúdo, seja de maneira paga através de campanhas pagas.

Agora imagina uma loja fisica onde você possa “marcar” saber e ter um relatório com todo mundo que visitou sua loja, comprou de você saber exatamente em qual setor essa pessoa andou, quais produtos ela viu, e quais que ela resolveu comprar e não comprou e também todos os que ela comprou? e ainda por cima pegar o contato dela para enviar para elas suas novidades, promoções, e nutrir ela de conteúdo da sua marca.

Isso tudo só é possível através de um site, sem ele você fica muito vulnerável todos os seus “ativos” estão em poder de outra ferramenta que não é sua e pode te deletar a qualquer momento, seja por algum erro ou simplesmente precisa de mais espaço, afinal você não paga nada por isso e se você leu os termos e condições de uso do site, eles não tem responsabilidade nenhuma sobre seus conteúdos e podem ser evaporados a qualquer momento.

Então você além do Instagram, você também precisa de um site, neste site, você precisa ter os objetivos bem claros, seja ele captura de leads, vendas de produtos ou serviços, direcionamento para um atendimento telefônico, whatsapp, visita presencial, tudo deve ser bem pensado e orquestrado para direcionar o seu visitante ao objetivo principal então esse site não pode ser criado por qualquer pessoa, ela deve saber além de criar um site, intender de conversão, UX, funil de vendas, sem contar proteção, backup, atualizações que vou falar mais a baixo.

Agora que você ja esta no Instagram e fez um site, o que fazer?

Bem agora você precisa tirar as pessoas do seu Instagram, e leva-las para seu site, onde lá você as envolve com sua marca e consequentemente chega mais perto do seu objetivo, criando um funil de vendas.

Assim como você tira as pessoas da rua, através de um Outdoor, anuncio de tv, rádio, revista e leva para seu estabelecimento físico.

Como você vai tirar o seu lead que é o seu futuro cliente do instagram e vai levar ele para dentro do seu site?

Conteúdo! conteúdo relevante, Imbound Marketing, Marketing de relacionamento, ja ouviu falar? é isso que você precisa.

Existem várias formas de você fazer isso, se você domina o assunto, pode escrever você mesmo esse conteúdo, se não é bom para escrever, pode contratar um redator ou empresa para gerar esse conteúdo pra você, isso tudo depende da sua vontade de alcançar resultados e seu poder aquisitivo pois tudo tem seu preço e tempo de amadurecimento que você passa sem ter resultados pois esses dados precisam ser também orquestrados por empresa ou alguem que também sabe o que esta fazendo.

Para se gerar um conteúdo para seu blog é preciso primeiramente fazer uma busca de palavras chaves mais buscadas relacionadas ao seu site e objetivo e baseado nessas palavras que vão surgir os títulos e conteúdos para seu site, então não é algo tão simples quanto parece ser.

Esse conteúdo tem que ter um mínimo de palavras por conta da indexação do google, deve conter as palavras chave de maneira equilibrada para não ser considerado “forjado” e fora isso seguir uma série de regras para não acabar te prejudicando ao invés de te ajudar.

E falo para você por experiência própria, existem poucos redatores e empresas que fazem isso de maneira profissional, pensando nos resultados ao invés de enrolar você com regras e tempos de espera.

Continuando, você esta no Instagram, tem um site e esta gerando conteúdo, é hora de intender o funil, você precisa tirar das redes sociais e levar para o seu site, pense nisso isso é muito importante você saber esse caminho nunca ao contrario como vejo por ai, sites de e-commerce onde na pagina do produto existem links para as redes sociais, agora pensa comigo, a pessoa esta vendo seu produto prestes a comprar ai ve o seu link para Instagram e resolve visitar você, pronto.. perdeu a venda, lembre-se tudo deve ser pensado e estruturado para conversão.

A maneira certa de fazer isso é, postando o conteúdo em seu blog, e divulgar o link do seu blog nas redes sociais de maneira sutiu, apenas fazendo uma chamada para o conteúdo, despertando a curiosidade e o clique, que o levará para seu site (empresa na internet) e lá você o envolve, atende e converte.

Esse conteúdo vai funcionar de duas formas, a primeira é organica que é a forma onde você espera que o Instagram faça a distribuição pra você e seus amigos o compartilhem espalhando seu conteúdo e consequentemente aumentando sua base de fans, iniciando um processo de escala.

A segunda forma e recomendada é você patrocinar esses conteúdos através de uma campanha para que eles atinjam novas pessoas, isso vai dar muito mais alcance para sua marca, e rapidez na aquisição de novos futuros clientes (leads).

Isso é outra função que deve ser feita também por um profissional capacitado pois é preciso que seu site esteja configurado com os pixels do Facebook e Google para que você colete os dados necessários para análise e melhorias que consequentemente vão fazer você gastar menos.

Então você esta no Instagram, tem um site, gera conteúdo e patrocina ele impulsionando ele para novas pessoas conhecerem sua marca.. ótimo se você esta aqui pode ter certeza que ja faz mais que 99% de seus concorrentes.

Mais não pense que acaba aqui não, ainda precisamos falar sobre, retenção, relacionamento e melhorias contínuas, isso que mostrei aqui é só o básico para estar na Internet e trabalhar o marketing digital da sua empresa da forma certa e escalável, o restante vou deixar para um próximo post, espero que você tenha gostado desse conteúdo, compartilhe e lembre-se, precisando de ajuda para escalar seu negócio na internet da maneira certa, pode contar com a gente :).