Saiba como otimizar sua plataforma de e-commerce

Saiba como otimizar sua plataforma de e-commerce

A internet trouxe muitas facilidades para o dia a dia das pessoas, principalmente na hora de fazer compras. Nesse cenário, cabe dizer que o e-commerce é um grande destaque por trazer facilidades tanto para quem vende quanto para quem compra. 

Obviamente, as lojas físicas ainda são importantes e estão presentes na vida dos consumidores, mas comprar pela internet vem ganhando cada vez mais espaço e se tornando preferência entre os consumidores.

Diversos fatores contribuem para essa preferência, como facilidade para encontrar produtos que muitas vezes não estão disponíveis em lojas físicas.

Essa modalidade de compra e venda também traz mais comodidade, já que o consumidor não precisa se deslocar até um ponto de venda para adquirir o produto ou serviço que precisa.

Por conta da correria do dia a dia, as compras pela internet facilitam a rotina e colocam nas mãos dos clientes tudo o que ele precisam, de maneira fácil, rápida e segura.

Em vista de tantas vantagens, muitas pessoas realizam suas comprar pela internet, inclusive pelo smartphone. Por isso, as marcas precisam contar com a facilidade de uma loja virtual.

Para tornar esse tipo de venda mais atraente para o consumidor, é importante que a plataforma esteja sempre respondendo de forma adequada, além de trazer diferenciais que influenciam positivamente na decisão de compra. 

Por esse motivo, neste artigo abordaremos as vantagens do e-commerce e como otimizá-lo. Confira!

O que é e-commerce

O e-commerce nada mais é do que um tipo de comércio em que todo o procedimento de venda é realizado pela internet.

Atualmente, devido a essa demanda, praticamente todas as empresas já possuem um modelo de negócio e-commerce para vender por conta das facilidades oferecidas. Existem até mesmo pessoas que investem somente nesse tipo de negócio.

Para se ter uma ideia, podemos encontrar lojas virtuais de roupas, calçados, acessórios, utensílios domésticos, eletrônicos, importados, perfumaria e qualquer tipo de produto que você imaginar.

Isso ocorre porque a internet facilita para quem compra, mas também para quem vende. Desse modo, basta anunciar algo na internet que aparecem diversos compradores interessados. 

No entanto, para que o negócio seja, de fato, considerado um e-commerce, ele precisa ter a compra e também o pagamento realizado pela internet.

Basicamente, a venda de um produto ou serviço é simples, bastando o consumidor entrar no site, escolher o que deseja, realizar o pagamento e aguardar. 

Já a loja recebe o pedido, despacha o produto e ele chega no endereço informado pelo consumidor. Portanto, o e-commerce é um tipo de venda que acontece totalmente pela internet.

No entanto, pelo fato de muitas empresas apostarem nessa modalidade, existe a competitividade e a otimização do e-commerce é a melhor maneira de sair na frente e agradar o consumidor.

Dicas de otimização de e-commerce

Atualmente, comprar pela internet é muito comum e tem se tornando preferência entre os consumidores, principalmente em épocas como o final de ano. Afinal, ninguém quer encarar lojas lotadas, por isso, muitas pessoas compram pela internet.

Toda marca tem sua loja on-line, por isso, otimizar o e-commerce é a melhor maneira de estar preparado para a concorrência. Algumas dicas são:

  • Invista em imagens de alta qualidade;
  • Descreva bem os produtos;
  • Faça vídeos dos produtos;
  • Não esconda o preço;
  • Disponibilize calculadoras, inclusive para fretes;
  • Mostre o tempo de entrega;
  • Permita que escolham a data de entrega;
  • Avise quando algum produto chegar;
  • Peça feedbacks;
  • Invista em um carregamento rápido.

A imagem dos produtos é o primeiro ponto que o cliente olha. Engana-se quem acredita que é o preço. 

Claro que o preço importa, mas a imagem é muito importante, isso porque, quando o consumidor está em uma loja física, ele pode ver e tocar o produto. Na internet ele não pode tocar, mas precisa ver.

Por conta disso, uma loja que venda peças para geradores precisa de imagens de alta qualidade, de preferência que possam ser ampliadas para que o consumidor possa ver detalhes do produto. Além disso, é preciso usar mais de uma imagem.

Descrever corretamente o produto ou serviço também é muito importante. Não escreva textos muito longos e cansativos, mas não deixe passar itens importantes como características mais importantes logo no início do parágrafo. 

Desse modo, se você trabalha com conserto de pianos, por exemplo, fale primeiro sobre os principais serviços oferecidos.

Vale mencionar que é interessante não investir em uma reputação para o produto ou serviço, seja claro e sincero na descrição. É preciso criar essa reputação com outras ações e a satisfação do cliente.

Tenha sempre um resumo da descrição para facilitar a venda. Faça uma pequena lista resumida com as principais características e inclua links que contenham informações como condições de envio, política de privacidade, etc.

Os vídeos são ainda melhores do que as imagens, afinal, o consumidor consegue ver o que ele quer comprar na prática. 

Um site de um buffet de churrasco para casamento pode fazer um vídeo de um Buffet para casamento pronto e mostrar a equipe que trabalha para isso. 

De um modo geral, esses vídeos deixam o consumidor mais seguro e aumentam, consideravelmente, as chances de compra.

Sempre deixe o preço do produto ou serviço fácil de ser visto. Nunca esconda essa informação ou deixe-a para quando o cliente estiver finalizando a compra. 

Isso desanima o consumidor e não causa boa impressão. Se ele realmente estiver interessado e possuir condições, ele irá comprar. 

Além disso, os produtos possuem uma média de preço, portanto, os consumidores já estão cientes da média de preço do que estão procurando. Isso também é válido para o frete.

Disponibilizar uma calculadora também é importante, independentemente do tipo de produto ou serviço que você venda. 

Por exemplo, se você trabalha com conserto de notebook, pode disponibilizar uma calculadora para que o cliente saiba quanto custa um novo software, caso deseje instalar e até mesmo calcular o valor de frete, caso sua empresa realize entregas pelos correios.

Por falar em entrega, é importante que o cliente possa escolher a data de entrega. Às vezes o cliente não estará no endereço na data de entrega prevista, por isso é importante que haja essa opção. 

Se a empresa trabalha com produtos importantes para outras empresas, como no caso de carimbo enfermagem, materiais hospitalares etc., é ainda mais importante permitir que o cliente escolha uma data de entrega.

Na prática, uma das melhores dicas para otimização de e-commerce é o botão “avise-me quando chegar”. É comum que o consumidor não encontre o que procura, mas isso não significa que o produto não voltará a estar disponível. 

Por isso, essa opção cria uma expectativa no consumidor e faz com que ele espere um pouco mais antes de comprar em outra loja.

Uma loja de produtos eletrônicos, por exemplo, pode não ter determinado produto. Por isso, ao dar ao cliente a opção de aguardar até que esteja em estoque fará com que ele persista por mais um tempo na compra.

Receber feedbacks dos clientes em relação à experiência deles com o seu site é muito importante. Desde empresas que vendem crachá PVC personalizado até os mais variados produtos e serviços precisam do feedback. 

Afinal, é por meio dele que você passa a conhecer mais e melhor os seus clientes. Além disso, todas as melhorias que precisarem ser feitas virão da opinião dos seus clientes. 

Assim, fica mais fácil deixar o funcionamento do seu site e a experiência do consumidor do jeito que o agrada. Além disso, é importante deixar esses feedbacks visíveis, pois a transparência é uma das características que os consumidores mais admiram.

Mais ainda, os elogios ainda reforçam uma boa imagem da empresa.Assim, se alguém comentar que a empresa presta um excelente atendimento e que as peças para Land Rover chegaram antes do prazo estipulado, outros clientes se sentirão mais confiantes.

Por fim, o carregamento da página precisa ser rápido. Na prática, as compras pela internet vieram para poupar o tempo das pessoas e não atrasar. Por isso, sites que demoram muito para carregar fazem o consumidor desistir. 

Do mesmo modo, as imagens precisam carregar rapidamente e o site não deve falhar no momento da compra.

Isso é válido para qualquer segmento, desde gráficas que fazem impressão de banner até variados segmentos industriais que precisam de um site que facilite a vida do consumidor e o deixa satisfeito do começo ao final da compra.

As compras e vendas pela internet estão ganhando cada vez mais espaço. Por isso, mais do que apenas vender, as empresas prezam por uma experiência agradável, simples e prática para o consumidor. 

O e-commerce é uma maneira inteligente de fazer bons negócios, é facilidade e economia de tempo para clientes e empresas dos mais variados nichos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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