Saiba como ampliar suas vendas com as redes sociais

Saiba como ampliar suas vendas com as redes sociais

O Brasil é o país que mais utiliza as redes sociais em toda a América Latina. A afirmação foi retirada de uma pesquisa, que também trouxe dados importantes sobre o número de usuários ativos e com perfis sociais.

De acordo com o estudo, 88% da população brasileira acessa o YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e LinkedIn diariamente. 

A maior parte dos usuários é composta por adultos com mais de 45 anos (27%), seguidos de pessoas entre 25 a 34 anos (25%).

Além disso, grande parte dos acessos às redes sociais no Brasil são feitos por meio dos dispositivos móveis. 

Segundo o estudo, são mais de 68 milhões de usuários ativos exclusivamente pelos celulares.

Diante desse cenário, não dá mais para ignorar o quão importante é usar as redes sociais para as estratégias de marketing. 

Afinal de contas, elas aparecem como um dos canais mais usados pelo público.

Neste artigo, vamos abordar um pouco sobre algumas técnicas de marketing para ampliar suas vendas com as redes sociais. Acompanhe a leitura do texto!

Facebook

Estamos vivendo a era do imediatismo. A nossa cultura já não espera mais e o Facebook é a melhor representação disso, com a sua velocidade de comunicação e compartilhamento massificado de notícias, em todos os momentos.

Portanto, para saber como ampliar suas vendas com as redes sociais é indispensável conhecer mais sobre as estratégias que envolvem esse canal. 

Confira algumas dicas abaixo:

1 – Crie uma fanpage

Criar uma fanpage no Facebook é o primeiro passo para iniciar sua estratégia de marketing em redes sociais, pois ela oferece um espaço reservado para que a empresa divulgue seus produtos ou serviços, bem como crie um relacionamento com o público.

Por exemplo, um fornecedor de biscoito de polvilho pode criar uma página no Facebook, com a intenção de ter mais reconhecimento no mercado.

Além disso, com uma página, a sua empresa pode aumentar o número de visitantes e ser viralizada no mundo digital com muito mais facilidade.

2 – Integre a fanpage com outros canais

O Facebook é uma ótima plataforma para divulgar e vender produtos da sua loja virtual. A rede permite a integração de e-commerces e, mais do que isso, ela também incorpora outros canais, como o Instagram.

Dessa forma, os visitantes da sua fanpage podem conhecer os outros canais da empresa, principalmente o seu site ou e-commerce, aumentando o número de visitantes e as chances de conversão de leads (potenciais clientes).

Além disso, a empresa pode usar a página do Facebook para compartilhar links diretos do site. 

Por exemplo, ao escrever um artigo sobre catraca eletrônica preço diferenciado, a URL do conteúdo pode ser colocada na fanpage.

3 – Elabore conteúdos compartilháveis e interessantes

Mais do que conquistar um grande número de curtidas, a página da sua empresa no Facebook deve oferecer conteúdos interessantes aos usuários, para que os seguidores tenham engajamento com o canal.

Vale dizer que, atualmente, quem está na internet quer ser informado sobre algo e não somente receber uma propaganda sensacionalista e invasiva.

Portanto, ao invés de uma publicidade com o preço de um piso laminado branco, a empresa pode criar um vídeo ensinando como instalar o revestimento.

4 – Anuncie com o Facebook Ads

O Facebook Ads é o canal de anúncios pagos da rede. Quer dizer que, por meio de um determinado investimento em dinheiro, o seu empreendimento pode conquistar mais visitantes, gerar mais leads e ter maior reconhecimento no mundo digital.

Entre as principais vantagens do Facebook Ads, destacam-se:

  • Resultados a curto prazo;
  • ROI (Retorno sobre Investimento) positivo;
  • Alta capacidade de segmentação do público;
  • Facilidade na criação dos anúncios.

Importante pontuar que o Facebook Ads conta com um limite de gastos. Dessa forma, você pode estipular de quanto será o seu investimento, conforme a quantia disponível, sem ultrapassar os custos previamente planejados.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil. O aplicativo alcançou a marca de 1 bilhão de usuários brasileiros, segundo dados do próprio canal.

Reconhecido pela divulgação de imagens, o Instagram é o melhor canal para vender o conceito do seu negócio. Ou seja, por meio de uma conta comercial, a empresa pode transmitir seus valores e criar uma identificação com o público. 

Para isso, é necessário:

1 – Detalhar as informações no perfil

A sua conta do Instagram precisa conversar diretamente com a sua loja virtual, e-commerce e o seu empreendimento. 

Quer dizer que o logo da marca deve constar como foto do perfil, bem como outras informações relacionadas (objetivos da empresa, site, entre outros).

Por exemplo, se a empresa é especializada na venda de materiais de construção, como uma telha cerâmica esmaltada, é importante que o perfil fale a respeito do principal nicho comercial do seu negócio.

2 – Cuide das imagens

Conforme dito anteriormente, o Instagram é famoso pela publicação de imagens. Sendo assim, é fundamental investir em boas fotos, com uma iluminação adequada, resolução e nitidez. Isso faz com que a sua empresa tenha credibilidade perante aos olhos do público.

Por exemplo, ao divulgar uma imagem de um vidro temperado kit janela tietê, escolha um ângulo que favoreça o produto, evite fotos granuladas e, se necessário, faça a correção de brilho, contraste e cores.

3 – Utilize o Stories

O Stories do Instagram é um dos recursos mais vistos pelos usuários. Nas estratégias de marketing, a produção de conteúdo voltada para o Stories tornou-se indispensável, pois ele aproxima as pessoas, ao divulgar materiais mais voltados para o dia a dia das empresas.

Além disso, o Stories permite que a empresa reforce a jornada do negócio por meio do storytelling, quer dizer, contando uma história.

Dessa forma, é possível destacar os momentos que realmente representam a marca, incluindo mudanças no ambiente de trabalho, novidades no e-commerce, entre outros conteúdos.

Importante ressaltar que o Stories fica disponível somente por 24 horas, com exceção dos materiais colocados em “Destaque” no Instagram.

4 – Use o shopping do Instagram

A funcionalidade “shopping” do Instagram permite que os usuários possam fazer compras diretamente pelo aplicativo, sem precisar sair da rede social e ir até o e-commerce.

Por exemplo, ao divulgar uma chave codificada, a empresa pode marcar o produto com uma tag, que já mostra o preço e links de redirecionamento para finalizar a compra.

Isso encurta a jornada do consumidor e pode ajudar no aumento de vendas do seu negócio.

Para aplicar essa funcionalidade, é necessário configurar a sua conta comercial no Instagram e ter um catálogo no Facebook, por meio do Gerenciador de Negócios dos Facebook Business.

Recomendações gerais para marketing em rede social

Apesar de destacarmos o Facebook e o Instagram, é possível usar diversos canais de divulgação, como o YouTube e o LinkedIn. 

No entanto, deve-se respeitar as especificações de cada rede, para uma divulgação mais assertiva.

Para ampliar suas vendas com as redes sociais, algumas recomendações podem ser seguidas, independentemente do canal. 

São elas:

1 – Tenha conhecimento sobre o seu público

Saber quem são os seus clientes é o primeiro passo para criar uma campanha direcionada. 

Afinal, de nada vale anunciar um produto para todas as pessoas, mas não conseguir atingir os usuários realmente interessados.

Sendo assim, ao criar um anúncio sobre regua digital, por exemplo, faça uma pesquisa prévia sobre o perfil do cliente ideal, isto é, defina as características do seu público-alvo.

2 – Tenha periodicidade nas publicações

A sua empresa precisa ser lembrada no mundo online. Por conta disso, é recomendável ter um cronograma de publicações, para oferecer sempre uma novidade aos usuários.

Uma página do Facebook de sucesso publica, ao menos, 3 vezes ao dia algum tipo de conteúdo interessante ao público. Mas, isso não é uma regra.

Uma indústria de aço e madeira pode publicar 2 vezes na semana e, ainda assim, ter sucesso.

O importante é conhecer os horários em que seu público-alvo acessa as redes sociais e ter equilíbrio no compartilhamento, nem muito conteúdo, nem pouco, mas o suficiente para ser lembrado pelos clientes.

3 – Use uma linguagem despojada

As principais redes sociais, em destaque para o Facebook e o Instagram, permitem que a empresa utilize uma linguagem mais próxima da informalidade, como forma de melhorar o relacionamento com a audiência.

Mesmo em empreendimentos mais formais, o uso de uma linguagem despojada, sem perder de vista as regras da norma culta e da cordialidade, podem ajudar a criar um conteúdo mais interessante.

Além disso, em muitos casos, com uma linguagem informal, o conteúdo fica mais fácil de ser compreendido. 

Desse modo, o seu público é educado de forma mais eficiente, a respeito do produto, serviço e marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.