Como vender meus produtos ou serviços através da internet?

Olá, aqui é o Jean, e nesse artigo quero ajudar você com informações que serão úteis para que você compreenda tudo que você vai precisar para começar a vender seus produtos ou serviços através da internet.

Primeira coisa que você vai precisar é um PRODUTO, esse produto deve ter diferencial competitivo, onde preço e qualidade são básicos, você precisa de mais do que isso para sobreviver na internet, veja alguns desses itens.

Nicho / Segmentação de Público

Seu produto deve pertencer a um grupo claro e específico de pessoas, ter propósito, personalidade, identidade, um ideal claro, onde você possa criar a “sua própria tribo” sem precisar apenas competir por preço.

Claro que isso é algo que se tem com o tempo, mas é essencial, principalmente se seu produto é algo comum na internet, encontrar o seu lugar no mercado sem precisar bater de frente com os grandes, isso vai fazer você gastar menos, ganhar mais e navegar em um oceano azul, tenha isso como objetivo.

Se seu produto existem muitos concorrentes na internet, então pense em como você poderia segmentar o seu produto, algum nicho dentro do nicho, procure ser o primeiro, tenha a mente aberta para mudanças, você vai fazer a mesma coisa, só que agora de forma diferente e através da internet.

Tenha em mente que quanto maior a sua concorrência, maior vai ser sua dificuldade em se destacar no mercado, isso vai tomar tempo e dinheiro, muitas vezes para se descobrir que é preciso mudar a direção, mudar o produto ou mudar o nicho.

Um exemplo aqui de nossa agencia é um cliente que possui 3 lojas físicas em São Paulo de perfumes importados, mas quando foi vender seus produtos na internet viu que não tinha como competir com os grandes, era muito gasto em mídia, um esforço muito grande para estar ao lado dos grandes e pouco lucro apesar de ter um bom volume de vendas. Então, depois de um estudo de mercado trocou a loja online que vendia perfumes importados, mesmo com todo o seu conhecimento, preço, fornecedores e expertise na área, hoje é uma das maiores lojas de Aromaterapia da internet.

Oferta

Crie combos, mix de produtos, combinações use a imaginação, crie produtos e ofertas únicas, lembre-se que você esta buscando diferencial competitivo, de nada adianta você estar nas primeiras páginas do google e seu concorrente que esta a um clique de distancia de você, tem uma oferta melhor que a sua.

Pesquise sua concorrência e saiba como eles atuam, liste os pontos fortes e fracos e tente supera-los um a um. Um exemplo é se seu concorrente oferece em 10x sem juros, tente oferecer em 12x, não deixe brechas para perder por 1 real no preço, não estou falando apenas de preço, estou falando de algo que atraia o seu consumidor, crie ofertas irresistíveis, essa compra é por impulso, então você precisa convencer rápido.

Conheça as Principais Formas de Vender os seus Produtos ou Serviços Através da Internet

Certo.. agora que já temos o produto e a oferta formatados da forma ideal, vamos ver como podemos trabalhar para vender através da internet.

Começando com um Produto ou Serviço

Se você tem apenas um produto ou serviço, vamos começar pelo seu carro chefe, aquele que vende por todos os outros e domina os 80/20 de suas vendas.

Neste caso vale a pena, você vai precisar de uma página de vendas, algo focada na solução que você entrega através desse produto ou serviço, onde na página deve conter:provas de resultados, testemunhos, focada no convencimento em que seu produto ou serviço é a solução.

Uma página feita para vender, além disso ter uma estrutura na internet que vai fazer você a ganhar tempo no atendimento, pois não vai precisar ter que conversar horas, enviar textos, fotos, apresentações pelas redes sociais, você apenas precisa convidar esse interessado em visitar sua página e se ele estiver interessado em continuar na compra ou aquisição do serviço você estará à disposição em ajudá-lo através de um botão que leva direto ao seu canal de vendas favorito, ex. whatsapp,

Ter essa estrutura te ajuda muito na captura e conversão de leads em compradores, dessa forma você começa rápido, depois você vai incluindo outros produtos complementares, conforme a necessidade de cada público alvo.

Começando com Vários Produtos

Se você vende vários produtos, você com certeza precisa de uma loja online, com ela você vai organizar todos em um só lugar, ter um link para cada produto, forma de pagamento e gerenciamento organizado, te dando tempo e possibilidade de escala nas vendas.

Aqui vou deixar a minha opinião sobre a plataforma em que trabalhamos, mas pode ser que seu negócio se aplique a outra diferente, conforme sua necessidade, só conversando mais de perto pra gente vai entender melhor, mas de qualquer forma, fica aqui informações valiosas daquilo que nós temos autoridade em falar por experiencia própria.

Plataformas Alugadas

Esse formato eu recomendo para aqueles que ainda estão testando se o produto vende, serve para quem está começando do zero, tem tempo para aprender e você mesmo tentar criar a sua loja. Não recomendo para quem já tem produto, experiência e conhece a necessidade de estar na internet e ter uma loja, pois existem vários detalhes que precisam ser feitos para se trabalhar de forma profissional, sem contar que você vai ficar preso a plataforma e aos recursos que ela oferece sem a possibilidade de implementação e de personalização. A comunicação de suporte é bem mais difícil por conta do tamanho da empresa, quantidade de clientes e atendimentos, quase nunca te dando a atenção desejada, tendo um custo mais elevado em tempo e poucos recursos da limitação da plataforma engessada.

Plataformas Próprias

É o formato mais recomendado para quem já está maduro no mercado e sabe que precisa e quer vender seus produtos através de uma loja online, pois fornece maior flexibilidade no desenvolvimento, personalização no layout, meios de pagamento, entrega, criação de ofertas, carrinho, formas de implementação, analise de dados e melhorias. Tudo isso você pode criar com uma loja própria, os custos e opções também variam de plataforma para plataforma, mas já vou tentar te deixar ciente do valor e dificuldade entre as principais plataformas do mercado.

WordPress / Woocommerce

É a mais utilizada no mundo para criação de páginas de vendas ou lojas online, grandes departamentos do mundo inteiro utilizam, tem uma grande comunidade, uma gama gigante de recursos extras disponíveis, não exige um servidor muito potente, com total possibilidade de escala, manutenção e implementação. A melhor escolha e a plataforma em que a JePierre Soluções Web Mobile trabalha no atendimento de seus clientes.

Existem outras plataformas, mas o wordpress por ter um custo bem menor, maior flexibilidade, recursos, facilidade de manutenção, suporte e grande capacidade de implementaçãor, baseada em muitos anos testando e usando outras plataformas, experiência no desenvolvimento, atendimento de mais de 15 anos na área com clientes de todo o Brasil.

Tráfego / Visitantes

De nada adianta você ter uma página de vendas ou uma loja linda com um super produto, nichada, uma super oferta e ninguém saber que ela existe, então você precisa pensar em como vai levar as pessoas até sua loja, como vai mostrar que você existe para essas pessoas?

Você tem basicamente 2 formas de trabalhar, organicamente ou de forma paga.

Tráfego Local

Vender e ter uma estratégia local mais amadurecida é uma forma de você superar a sua concorrência, mesmo se você a considera desleal, pode fortalecer sua estratégia local, ter o seu perfil no Google Meu Negócio, estar com sua empresa bem posicionada no google maps para seus serviços, aplicar estratégias como oferecer entrega rápida, frete grátis, atendimento personalizado, suporte imediato, descontos para pessoas de sua cidade, isso tudo coloca você em destaque no mercado dando maior vantagem competitiva.

Tem enormes resultados a curto prazo se somados ao tráfego pago de Google Ads e beneficia principalmente se sua empresa depende da visita do cliente ao seu estabelecimento localmente. Ex. Restaurantes, deliverys em geral se beneficiam muito com essa estratégia.

Tráfego Orgânico

É todo o trabalho das redes sociais, entrega de conteúdo, engajamento, fãs da sua marca, aqueles conquistados de alguma forma que acabaram se identificando com sua marca e por isso viraram seus clientes compradores.

Estar onde seu consumidor esta é fundamental para que ele veja você, então um bom trabalho com suas redes sociais associado a um bom conteúdo é algo útil para seu consumidor, seja ele em formato de texto em seu blog ou vídeo no seu youtube, ele precisa causar engajamento e precisa estar alinhado com sua marca, ideal e público para ter um bom resultado.

Com um planejamento de conteúdo em suas redes sociais, você ganha muitos fãs para sua marca, isso quer dizer que seu “Branding” também cresce, sua autoridade no assunto aumenta, consequentemente com isso você capta mais leads de forma orgânica e isso reduz o seu custo por aquisição de cliente, pagando menos por cada venda.

Lembre-se que você precisa tirar os seus futuros clientes (leads) das redes sociais e levá-los em seu site, para reter, relacionar e vender por lá e não vender nas redes sociais mostrando o seu produto diretamente para compra, esse é o maior erro que 99% das empresas hoje cometem e culpam as redes sociais de não dar resultados, por esse motivo você precisa ter a informação clara de como tudo funciona.

Tem excelentes resultados a longo prazo de 6m a 1ano, dependendo muito da sua frequência, engajamento e foco no resultados.

Com os dados gerados por esse tipo de tráfego, conseguimos analisar com maior clareza qual o seu público alvo, qual o tipo de conteúdo que o seu público gosta, quais etapas eles passaram para chegar até a compra, tudo isso ajuda muito na conversão e melhoria das campanhas a longo prazo, por isso a importância de ter um Setup Ads em seu site.

Lembrando que isso tudo não descarta a necessidade de investir em tráfego para esse conteúdo gerado organicamente, ele é extremamente necessário para testar rápido, errar rápido e melhorar rápido, ampliar sua base, reforçar sua marca, obter maior engajamento, crescer sua lista e escalar o seu negócio.

Mas você não esta muito presente nas redes sociais e prefere algo mais direto, que lhe traga resultados mais rápido, você precisa partir para o próximo título, o Tráfego Pago.

Tráfego Pago

Aqui é onde trabalhamos diretamente com a venda, sem muito engajamento nem trabalho orgânico, trabalhamos com aqueles que estão buscando o seu produto diretamente na pesquisa do Google e por isso se torna mais rápido de alcançar resultados em vendas, investindo em campanhas de palavra chave, reconhecimento da marca, remarketing, isso é o santo graal da internet e é onde você se diferencia os meninos dos homens.

Estas campanhas podem ser para:

  • Vender seus produtos ou serviços (Marketing direto, campanhas de pesquisa)
  • Tornar sua marca mais conhecida (Campanhas de visualização de anúncio, mostrar para o maior número possíveis de pessoas e reforçar a marca na cabeça do consumidor através do remarketing, rede de display)
  • Capturar lead (Email, fone em troca de alguma recompensa digital), para trabalhar através de campanhas de email marketing, construção de lista e seus ativos na internet
  • Também serve para você mostrar para quem já te conhece ou não os seus novos conteúdos, isso vai testar muito mais rápido você vai poder saber o que realmente seu público quer

Tudo tem seu preço, campanhas de palavra chave dependendo do nicho podem ter um custo elevado, veja como funciona.

Vamos supor que você resolve investir R$ 10,00 por dia e seu produto tem um clique de palavra chave que é o clique no anuncio que o usuário vai dar ao buscar as palavras relacionadas ao seu negócio na internet, encontrar o seu anuncio no topo do google e clicar nele por R$ 1,00 o clique, isso quer dizer que cada clique que alguém der em seu anúncio para ver a sua página com sua oferta vai te custar R$ 1,00, como você esta investindo 10 reais por dia, isso te da 10 novas possibilidades de compra por dia, 300 novas possibilidades por mês. Dependendo do produto que você vende, isso pode ser muito ou pouco para começar a vender o seu produto, então quando você se perguntar quanto você deve investir em anúncios, lembre-se dessa conta e não tenha medo de errar e não exija retorno em sua primeira campanha, lembre-se que você primeiro precisa gerar dados de acerto para que a inteligência das ferramentas nos ajudem a vender cada vez mais, e isso leva um certo tempo com testes até encontrar o pit ideal.

Existem campanhas por exemplo de chaveiros 24hs, desentupidoras, onde o custo dos cliques já chegaram a 60, 80, 150, reais o clique, isso quer dizer, se a pessoa clicou no anúncio desses, quem estava anunciando gastou 150 reais para que esse cliente chegasse ao seu site.

Pense comigo, se seu serviço custa 1200, e você tem margem de 600, de lucro por exemplo e gastou 150, para conseguir um cliente isso é fantástico e você vai querer muito mais como esses não é verdade? Então.. é assim que funciona o google e como ele pode te ajudar nas vendas.

Lembre-se: testar rápido, errar rápido e concertar rápido, é isso que você precisa para escalar seu negócio, trabalhe o seu MVP (produto mínimo viável) agora no inicio, você precisa fazer antes de ser perfeito e depois você trabalha suas prioridades e melhora conforme a necessidade e amadurecimento do negócio.

Teste um conteúdo semanal, invista para que esse conteúdo alcance o maior número de pessoas possíveis relacionadas ao seu negócio e teste rápido.

Tenho certeza que assim que encontrar o público certo você não vai se surpreender com os resultados.

Agora que você aprendeu, precisa trabalhar para que seu site fique conhecido, mas não acaba por ai não… tem que aproveitar ao máximo esse investimento em tráfego e reter o máximo de pessoas possíveis geradas por esse seu investimento, agora você vai precisar se relacionar com elas, mantê-las aquecidas perante a sua marca, quem não é visto não é lembrado!

Você precisa ter uma estratégia para quebrar a barreira que separa as pessoas da sua lista do seu produto, entregando conteúdos que vão aos poucos quebrando essa barreira que lhes separam da compra. No próximo passo, é extremamente importante você saber o que é a Retenção e o Relacionamento.

Retenção / Relacionamento

Aproveitar ao máximo esse investimento, reter contatos, aumentar a lista de gente que você conhece e seus futuros clientes é extremamente importante para o crescimento do seu negócio, por esse motivo nós precisamos partir para o próximo passo que é como vamos fazer essas pessoas que tem interesse no seu negócio deixarem os seus contatos para que você mantenha essa relação com elas e quem sabe no futuro se transformem em cliente?

Retenção

Precisamos oferecer alguma coisa em troca, usar a reciprocidade para isso.. um gatilho mental, que é você oferecer algo em troca do contato, isso pode ser inúmeras coisas como: ebooks, cursos, infográficos, pesquisas, quiz, demo, video, tabela, analise etc., onde em troca vamos pedir o contato desse interessado (lead), seu nome, email, são os principais para que em troca ele baixe, veja, leia, faça um desses itens da troca (que seja algo de extremo interesse para ele).

Assim, você inicia a criação da sua lista, seu principal ativo na internet, aquele que você leva para qualquer lugar, rede social nenhuma é dona ou tem o domínio, assim você não fica refém do instagram, facebook, é sua lista e é ela que você tem que crescer, filtrar e segmentar ao máximo a fim de criar uma lista de relacionamento. Com essas informações você terá cada vez mais vendas e só vai precisar aplicar essas dicas desse artigo

Relacionamento

Com a lista de interessados em seu negócio na mão é hora de trabalhar esses prospectos através de campanhas de email marketing, que sim, funciona muito e é a forma que mais converte em vendas no mercado de marketing digital. Quando essa lista é de gente que realmente tem interesse no seu negócio ou produto e você fala o que eles querem ouvir de você, entregando conteúdo de extremo interesse a eles, pedem para você enviar um novo conteúdo, acredite, os resultados são fantásticos.

Então para que isso funcione de forma efetiva você além de conhecer muito bem o seu publico, saber o que eles querem, quais suas objeções, dores, o que eles sonham, almejam e com estas informações trabalhar o conteúdo, é isso que vai tornar sua lista o seu maior ativo já conquistado, é ele que vai levar o seu negócio cada vez mais alto.

Análise e Melhorias

Agora que você criou o seu funil de vendas na internet, é hora de analizar resultados e dados gerados pelo seu Setup Ads, analizar aberturas e engajamentos de suas postagens na fase do Relacionamento/ Engajamento, melhorar seu ROI no tráfego pago, implementar melhorias contínuas e desfrutar de um resultado exponencial em suas vendas. Fácil né? 🙂

Como você pode observar, não é um caminho fácil, curto ou simples. Saiba que o importante é você ter tido o interesse de ler esse texto e ter chego até aqui, aprendendo que é esse o caminho que você precisa seguir para vender seus produtos e serviços através da internet.

Espero ter ajudado você em algum sentido, boas vendas e precisando de ajuda basta nos chamar através do whatsapp 47 9 84331647 que terei o maior prazer em poder tirar suas dúvidas.

Um Grande Abraço!