Como divulgar minha empresa no Google Meu Negócio?

Minha empresa na internet

vão ser uma série de dicas que vão lhe informar passo a passo de como inserir sua empresa na internet da maneira certa e aproveitar o máximo dos recursos por ela oferecida para vender muito mais usando o marketing digital a seu favor.

Algo essencial que otimiza a vida do empreendedor são as ferramentas, sejam gratuítas ou pagas, a primeira ferramenta que você deve adquirir ao começar a criar sua empresa na internet é um e-mail no GMAIL, pode começar pelo gratuíto, ja vai te dar todo suporte as ferramentas que iremos ver daqui pra frente, além do GMAIL, você também vai receber acessos as ferramentas de medição dos dados como Analytics, Tag Manager, ferramentas de escritório iguais ao Word, Excell, Power point, todas essas ferramentas o próprio Google possui uma versão dele, que você pode gravar no seu drive na nuvem, bem, uma série de vantagens, onde não são os objetivos principais desse artigo, masss, vou falar de uma ferramenta especificamente o Google Meu Negócio.

A história do Google Meu Negócio

Como surgiu o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é o último estágio de desenvolvimento do Google nesta ferramenta desde 2004.

Naquela época foi lançado o Google Local, um mecanismo de busca apenas para empresas, mais ou menos como uma velha lista telefônica.

Em 2005, o mundo introduziu um sistema revolucionário, o Google Maps, que ainda não tem as mesmas funções de hoje, mas tenho certeza que você se lembrará de uma delas, o Street View.

No mesmo ano, foi criado o Google Local Business Center, o que permitiu que administradores de empresas fossem incluídos na lista Google Local.

Quando combinadas, essas funções trazem grande comodidade aos usuários, que podem encontrar facilmente a localização por meio do mapa interativo.

Naquela época, alguns chefes do Google perceberam que faria mais sentido se eles fossem unificados e, após a fusão, o nome mais popular ainda era: Google Maps.

Em 2009, nasceu a página de negócios do Google, o site coletava todas as informações possíveis sobre o mesmo local.

Isso inclui informações de contato, endereços, fotos e todas as outras informações úteis para os consumidores.

Um ano depois, apareceu o Hotpot e considerou as opiniões dos usuários para recomendar locais.

Por exemplo, se as pessoas costumavam ir às cegas a uma confeitaria, agora contam com a ajuda da comunidade para recomendar este lugar.

Além disso, a empresa mais uma vez optou por fundir essas ferramentas em uma.

O que é o Google Meu Negócio?

Mais que uma ficha de informações, o Perfil de Negócio é gratuito e permite gerenciar a forma como sua empresa aparece na Busca do Google e no Google Maps.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que oferece uma serie de personalizações para quem busca sobre o seu negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que torna mais fácil encontrar empresas na rede de pesquisa do Google e no Google Maps. Os usuários podem usar informações como localização, horário comercial, produtos, serviços, fotos e promoções.

Com ele você tem opções como:

Descrição da Empresa
Horário de Funcionamento da Empresa ou Estabelecimento.
Link no Mapa e Botão “Como Chegar”
Telefone
Endereço
Fotos
Reviews (Avaliações)
Link para o seu site
Galeria de fotos / fachada / menbros da equipe etc..
Fotos 360° para o o usuário fazer um tour virtual no interior do estabelecimento da Empresa.

Relatórios como:
como os clientes pesquisaram a empresa e de onde eles são;
quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta;
quantos pedidos de rota foram feitos;
quantos cliques o site teve.

Com sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, todas essas informações são exibidas dentro do próprio Google para quem busca por ela.

Principais vantagens de se usar o Google Meu Negócio

De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.

  • Divulgação de empresas locais de maneira orgânica.
  • Maior Confiança

Empresas que verificam as informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores, segundo informações da própria empresa.

Interagir com seus clientes respondendo comentários e avaliações realizadas por seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz.

  • Fortaleça o relacionamento da sua empresa com o público.

Ganhe a confiança dos clientes respondendo às avaliações.
Conforme as pesquisas consumidores, empresas que respondem a avaliações são consideradas 1,7x mais confiáveis do que aquelas que não respondem.

Mantenha seus clientes atualizados
Você tem novas fotos de produtos, mudou o horário de funcionamento ou adicionou itens ao menu? Os clientes querem mais que uma ficha de informações. Com o Perfil de Negócio no Google, você pode mostrar o que sua empresa tem de melhor.

  • Amplie o alcance da sua marca

Além de ser um local para que você apresente todos os dados da sua empresa na internet ele também tem uma das principais que é o Google Maps uma integração que faz com que apareça um botão “Como chegar” que ao clicar abre o mapa do Google mostrando o caminho a seguir. Ferramenta fantástica para quem quer levar os clientes ao seu estabelecimento de forma fácil e prática, melhor, sem gastar nada.

  • Melhore o seu posicionamento local (SEO).

Para você ter uma ideia, de acordo com dados do Google, existem:

5 bilhões de pesquisas por restaurantes;
3 bilhões de pesquisas por hotéis;
1 bilhão de pesquisas por lojas de roupa;
600 milhões de pesquisas por salões de beleza;
5 milhões de pesquisas por cafeterias.

Diante desses dados, manter as informações atualizadas no Google Meu Negócio é essencial para aparecer na frente da concorrencia, com diferencial competitivo.

Pesquisas apontam crescimento de até
42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps;
35% mais cliques para acessar seus sites do que as demais empresas.

Segundo o próprio Google, nos últimos dois anos, o número de pesquisas com termos como “perto de mim” e “comprar”, aumentou 500%.

Como se cadastrar no Google Meu Negócio?

O link para se cadastrar no Google Meu Negócio é https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/

Então aqui que entra a conta no Gmail que havia falado anteriormente, é necessário estar logado.
Aconselho que guarde muito bem esse email, login e senha.

registre seus dados, digite o endereço, o Google irá notificá-lo não verificou seus dados pessoais, para os quais o código com uma carta enviada para o seu endereço. Após receber esta carta, basta digitar o código e verificar o seu endereço.

Todas as alterações que você fazer serão salvas mas o seu perfil do Google meu Negócio só irá para o ar após a confirmação do endereço.

Dependendo do seu endereço, pode demorar até uma semana para esta carta chegar.

Então, você já pode começar a personalizar, inserir logotipos, banners, fotos, informações da empresa, etc. Assim que o endereço for confirmado, tudo estará configurado corretamente.

Todo o passo a passo não tem mistério: basta ir preenchendo as informações da sua empresa da maneira mais detalhada e fiel possível.

Nesse vídeo uma visão do Google Meu Negócio para empresas na visão do próprio criador o Google. https://www.youtube.com/embed/kYIbbWPBkqM

Dicas para alcançar os melhores resultados usando o Google Meu Negócio

Preencha 100% da sua ficha

Você deve inserir o máximo de informações possíveis na ficha.
Dados como descrição, endereço, e-mail, telefone, website, horário de funcionamento e categoria são os principais e não podem ficar de fora.

Atualize constantemente suas informações do perfil;
o algoritmo é capaz de detectar informações obsoletas.

Adicione fotos, ofertas e novidades

Estimule as avaliações
Gere interação no perfil de sua empresa;
Na pesquisa realizada pela Provokers, 55% dos entrevistados disseram que confiam nas avaliações online tanto quanto confiam nas avaliações presenciais.

vale a pena criar ações que incentivem essa prática, ela tem um peso grande na classificação no ranking.

Divulgue seu link para avaliações sempre que sentir que seu cliente esteja agradecido por algum feito seu, essa é a hora de pedir que avalie com siceridade sua empresa, isso vai ter um impacto muito grande em quem ler os depoimentos, pois vou recolhido no momento da emoção, isso vai acabar passando para o texto e obtendo um resultando fantástico.

Após a conclusão da avaliação, responda ao cliente o mais rápido possível. Isso também vai te trazer maior credibilidade.

Use o Google postagens que é um blog interno da sua página no Google Meu Negócio que te permite inserir artigos para serem disponibilizados para os seus visitantes.

Use do recurso de agendamento
Essa especificidade do Google Meu Negócio pode ajudar restaurantes, consultórios, escritórios a otimizarem seu tempo — e lucro —, permitindo que os usuários marquem horários para visitarem o local.

Use o recurso troca de mensagens
plataforma do Google Meu Negócio permite a troca de mensagens, como bate-papo online. Isso permite que os clientes entrem em contato com sua empresa diretamente e façam perguntas de forma rápida e fácil.

Se você otimizar o Google Meu Negócio e deixar sua conta segura, verificada e bem construída, eles vão encontrar você.

Qual é a sua experiência com o Google Meu Negócio? Como ele ajudou a melhorar suas vendas?