Solução antifraude para pequenos e-commerces

A popularização do comércio eletrônico trouxe mais uma oportunidade de negócio para o empreendedor brasileiro. Com uma loja virtual, não é necessário investir em um ponto de venda, já que um lugar para guardar os produtos é suficiente para manter a operação. Além disso, é possível vender para clientes de qualquer lugar.

Ferramenta Anti Fraude para pequenas lojas online

Ferramenta Antifraude para pequenas lojas online

Por outro lado, quem vende pela internet sofre com as fraudes. Como as compras online não exigem nenhuma senha, não é muito difícil fechar um pedido sem ser o dono do cartão de crédito. Quando o verdadeiro proprietário recebe a fatura e é cobrado por algo que não comprou, pede o estorno à administradora do cartão.

Em outros casos, o próprio dono do cartão, de má-fé, pode ter feito uma compra e recebido o produto, mas pedir o dinheiro de volta mesmo assim, alegando que sofreu um golpe. Nos dois casos, o empreendedor devolve o que recebeu e fica no prejuízo. Para evitar que isso aconteça, uma startup quer ajudar quem atua no e-commerce: a Konduto, que lançou uma solução antifraude para pequenos e-commerces que impede a confirmação de pedidos suspeitos e evita fraudes.

Basicamente, a Konduto analisa o comportamento de navegação e compra do cliente para determinar se o pedido pode ou não ser uma fraude. Outros critérios de análise envolvem a localização do IP (a identificação do computador na internet) do comprador, análise de redes sociais e contadores de velocidade.  “Cada um destes itens têm um peso na análise final. Com a geolocalização do IP, por exemplo, nós conseguimos saber se o produto será entregue na mesma localidade do cliente. Há muitos casos em que grupos estrangeiros fazem compras em sites brasileiros e mandam entregar em um endereço ‘laranja’ aqui. Já os contadores nos dizem quantas compras foram feitas com determinados IP e cartão. Muitas transações em muito tempo podem indicar uma fraude”, diz Canabarro.

Quando a compra em um site parceiro da Konduto é confiável, o pedido é aprovado automaticamente. Quando há suspeitas, a startup “congela” o processo e manda um relatório para o cliente. Neste levantamento, a Konduto mostra a possibilidade de a transação ser fraudulenta. A decisão pela aprovação do pedido é sempre feita pelo dono da loja virtual. Canabarro reconhece que há a análise da Konduto pode ser equivocada. “Nem todo mundo que está nos Estados Unidos comprando um laptop às 3h da manhã em um site brasileiro, e mandando entregar em São Paulo, é fraudador. Mas a probabilidade de um pedido com estas características ser fraudulento é grande”, afirma.

Na hora da revisão manual dos pedidos, entram em cena os algoritmos de aprendizagem da Konduto. “A etapa é o pente-fino da operação. É quando o lojista nos diz até que ponto ele está confortável em aceitar ou não um pedido, pois ele conhece melhor que ninguém o perfil do comprador”,Quando o empreendedor aprova uma transação, motivado por uma determinada razão, o sistema “aprende” a usar aquele critério e automaticamente faz a mesma escolha no futuro.

Os interessados em testar o serviço da Konduto podem fazê-lo, gratuitamente, por 30 dias. Além disso, a startup oferece um plano gratuito, cuja análise é limitada a 250 transações. Os planos pagos custam entre R$ 199 mensais (para 500 pedidos) e R$ 1.099 (5 mil transações).

A Konduto ainda não revela quantos clientes tem. “Por enquanto, estamos trabalhando com alguns lojistas para testar a plataforma e criar cases de sucesso”, diz Canabarro. No entanto, a startup já planeja ter 150 clientes até o fim do ano. Em 2015, a meta é abrir um escritório nos Estados Unidos e atuar em outros países.

Fonte: PEGN

Fica ai mais uma solução contra fraudes em sua loja online, se você tem alguma dúvida a respeito de como montar uma loja virtual, fico a disposição entre em contato com a gente, teremos o maior prazer em atende-lo.

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schramm

Jean Pierre Schramm é Consultor E-commerce, entusiasta e especialista em marketing digital, fanático por conhecimento, novas tecnologias e resultados, a mais de 20 anos trabalha no mercado de internet, ja participou de outros congressos online da area, palestrante, criador do site vagasecommerce.com.br, CEO e fundador da Loja Online Consultoria. Especializado em pequenas empresas que já possuem ou queiram desenvolver sua primeira loja online que ainda não sabem qual caminho seguir e como agir nesse novo cenário de vendas, com planejamento, orientações e ações que irão transformar a internet em uma verdadeira máquina de vendas.

Website: http://lojaonlineconsultoria.com.br

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