Quanto custa montar um e-commerce?

Quanto custa para montar um e-commerce?

Saiba quanto custa para montar uma loja virtual.
Uma pergunta que muita gente me faz e bem difícil de responder por ser muito abrangente, sem antes fazer uma análise detalhada.


Diferente do que muita gente imagina,  montar uma loja virtual não é um investimento caro,  é bem menor do que uma loja física.  Exige um investimento inicial tome muito cuidado com os vendedores de ilusão que andam soltos por ai.

Saber qual o valor de montar um e-commerce é preciso definir alguns pontos que influenciam diretamente nos custos do projeto de sua loja virtual.

Uma operação de e-commerce, envolve uma série de outros fatores que são igualmente importantes.

quanto-custa-montar-uma-loja-virtualOs custos para criação de um e-commerce

Definir de maneira precisa quanto custa montar uma loja virtual, precisamos dividir estes custos pelas diversas dimensões que envolvem o negócio. Custos classificados em três categorias:

Custos estrutural da plataforma e outros recursos de TI
Custos para divulgação da loja virtual
Custos com operação e manutenção

Muita gente acaba errando no planejamento e acaba dando mais importância na aquisição da plataforma de e-commerce e relevando os dois outros fatores a um segundo plano. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais recomendamos que a alocação de recursos seja feita na proporção de apenas trinta por cento do capital disponível para a plataforma e o restante para as outras etapas.

O custo da plataforma de e-commerce

Vamos começar então determinando o custo da plataforma de e-commerce, Esse é um custo que vai depender muito do tamanho do negócio que você pretende montar e dos recursos que você irá precisar. Logo, posso dizer a você para esquecer a história de loja virtual grátis, pois na verdade isso simplesmente não existe. Sempre haverá um custo oculto no final das contas.

Você terá  três opções de plataformas para montar a sua loja virtual:

Plataformas de código aberta (open source)
Plataformas alugadas – SaaS
Plataformas exclusivas

Nas plataformas de e-commerce open source, sistemas de código livre que você pode baixar, instalar e configurar, existem inúmeras opções disponíveis no mercado. Embora pareça simples, na verdade é preciso ter um conhecimento de programação muito bom para poder instalar corretamente sistemas mais sofisticados como o Magento. Por isso, não se iluda, você vai precisar contratar um programador ou melhor uma empresa especializada.

Para que você e possa ter uma ideia de quanto custa montar uma loja virtual utilizando a solução Magento Commerce, um bom profissional ou empresa especializada cobra em torno de R$ 6.000 para instalar e configurar o sistema.

Já na categoria de lojas virtuais alugadas, a dispersão de preços é muito grande. São dezenas de fornecedores com as mais diversas propostas, e por isso é preciso analisar detalhadamente cada uma para não errar na escolha. São diversos fatores a serem levados em consideração.

Para quem quer saber quanto custa montar uma loja virtual com uma plataforma de e-commerce alugada, podemos adiantar que o inicial começa por volta de R$ 30,00 e pode chegar até mais de R$ 8.000 nos modelos mais sofisticados.

Uma dica importante. Não se escolhe uma plataforma de e-commerce pelo preço, e sim pelas funcionalidades e outros quesitos técnicos que ela oferece. Peça um orçamento para plataforma de e-commerce e seus diversos fornecedores e analise bem as suas propostas.

Por último você teria a opção de uma plataforma exclusiva, o orçamento depende de inúmeros fatores. O que podemos adiantar é que o investimento é muito alto e pouco aconselhável para quem está iniciando.

Não basta ter uma loja, tem que divulgar o negócio.

O maior custo de uma loja virtual está na divulgação. Como já dizia Jerry Young, um dos fundadores do Yahoo, um site sem divulgação é como um outdoor no porão da casa, ninguém vê. É por isso que sempre indicado uma verba maior para a etapa de divulgação da loja virtual.

No e-commerce, não podem ficar de fora de uma estratégia de marketing online:

SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca;
Blog – Marketing de conteúdo, trabalhando engajamento com o público, palavras chave e posicionamento orgânico no google;
Links Patrocinados – Anúncios pagos no Google e outros canais;
E-mail marketing;
Redes sociais;

Montar um e-commerce sem preocupação com a divulgação da loja virtual é o famoso tiro no pé. Se na loja física todo mundo fica preocupado com a propaganda, porque agir diferentemente quando o assunto é a criação de uma loja virtual. Elas precisam de muita divulgação seja através de estratégias de SEO ou SEM. Se você não consegue ser destaque nas ferramentas de busca compromete em muito o sucesso do negócio.

Treinamento em comércio eletrônico é investimento

O gerenciamento de lojas virtuais está ficando cada vez mais profissional e sua gestão tem que acompanhar esse movimento. Nem pensar na solução baratinha de passar a administração da loja para “o estagiário que sabe de Internet”. Não que ele não tenha capacidade para isso, mas em termos de comércio eletrônico é necessário muito mais que conhecimento sobre navegação na rede. É necessário conhecer os mecanismos do e-commerce, não só para gerenciar o negócio, como também para identificar oportunidades e se prevenir contra as ameaças do mercado.

O treinamento e aperfeiçoamento de pessoal é um item importante da estrutura de custo de uma loja virtual, a Loja Online Consultoria pensando nisso em seu plano de consultoria o deixa apto para o gerenciamento de sua própria plataforma, tudo em um único pacote sem complicações ou surpresas.

Custos operacionais

A logística, tem cada vez mais um papel decisivo para uma loja virtual de sucesso, em consideração os custos de entrega dos produtos vendidos. Pesquise entre os diversos fornecedores de serviços de logística para o e-commerce, aquele que pode lhe oferecer as melhores condições de custo e prazo de entrega.

A tributação no comércio eletrônico precisa ser minuciosamente detalhada, até mesmo para saber qual o regime fiscal seria o mais indicado para o negócio. Uma loja virtual também está sujeita ao pagamento de impostos como o ICMS e outros. Não se esqueça disso, integrações com sistemas de notas fiscais facilitam muito esse trabalho.

Como você pode ver, não dá para responder a pergunta quanto custa montar uma loja virtual assim tão fácil. Mas a Loja Online Consultoria facilitou tudo isso pra você que esta iniciando no negócio, com um plano facilitado entregando uma loja completa, pronta para vender com e lhe ajudando e orientando em todos os passos para transformar sua loja em uma máquina de vendas. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite seu orçamento, teremos o maior prazer em poder ajudar a tornar esse sonho em uma realidade.

Obrigado por chegar até aqui, e Boas Vendas!

QUER RECEBER UMA CONSULTORIA GRÁTIS?

schramm

Jean Pierre Schramm é Consultor E-commerce, entusiasta e especialista em marketing digital, fanático por conhecimento, novas tecnologias e resultados, a mais de 20 anos trabalha no mercado de internet, ja participou de outros congressos online da area, palestrante, criador do site vagasecommerce.com.br, CEO e fundador da Loja Online Consultoria. Especializado em pequenas empresas que já possuem ou queiram desenvolver sua primeira loja online que ainda não sabem qual caminho seguir e como agir nesse novo cenário de vendas, com planejamento, orientações e ações que irão transformar a internet em uma verdadeira máquina de vendas.

Website: http://lojaonlineconsultoria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *