Primeira Pesquisa Nacional do Varejo Online 2014

Primeira Pesquisa Nacional do Varejo Online

DADOS SOBRE A PESQUISA

Data de início: 09/06/14 Data de Termino: 11/07/14
Base: E-commerce Brasil Amostra: 668 respondentes
Confiança: 95% Margem de Erro: 4,0%

Esta é uma pesquisa desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil

1 EM CADA 3
EMPRESAS OPERAM EXCLUSIVAMENTE ONLINE
1 em cada 3 EMPRESAS OPERAM EXCLUSIVAMENTE ONLINE 


7É A MÉDIA DE FUNCIONÁRIOS NA OPERAÇÃO DO E- COMMERCE.
58,3% DAS EMPRESAS TÊM ATÉ 3 FUNCIONÁRIOS.

7É A MÉDIA DE FUNCIONÁRIOS NA OPERAÇÃO DO E- COMMERCE 58,3% DAS EMPRESAS TÊM ATÉ 3 FUNCIONÁRIOS


41% das empresas participantes foram criadas entre 2013 e 2014

41% das empresas participantes foram criadas entre 2013 e 2014


Sedes do E-commerce por região:

2,8% Norte;
8,4% Nordeste;
4,6% Centro Oeste;
63% Sudeste;
20,8% Sul;

As regiões Sudeste e Sul representam 84,1% das empresas de e-commerce no brasil.

Sedes do E-commerce por região, Norte 2,8%, Nordeste 8,4%, Centro Oeste 4,6%, Sudeste 63%, Sul 20,8%, as regiões sudeste e sul representam 84,1% das empresas de e-commerce no brasil.


Os 5 estados representam cerca de 65,3% do PIB nacional.

20,5% São paulo;
16,5% Rio de Janeiro;
14,1% Minas Gerais;
9,1% Rio Grande do Sul;
8,6% Paraná;

Os 5 estados representam cerca de 65,3% do PIB nacional.


57,3% DOS PARTICIPANTES AFIRMARAM JÁ OPERAR COM LUCRO

57,3% DOS PARTICIPANTES AFIRMARAM JÁ OPERAR COM LUCRO


DIFERENÇAS NO FATURAMENTO:

70% E-commerce Misto;
30% E-commerce Puro;

DIFERENÇAS NO FATURAMENTO E-commerce Misto (70% dos respondentes) E-commerce Puro (30% dos respondentes)


13,8% DO FATURAMENTO É DIRECIONADO PARA INVESTIMENTO EM MARKETING.

13,8% DO FATURAMENTO É DIRECIONADO PARA INVESTIMENTO EM MARKETING


TAXA DE CONVERSÃO DE VENDAS.

TAXA DE CONVERSÃO DE VENDAS 


PRINCIPAIS CANAIS DE CONVERSÃO DE VENDAS:

77,2% Otimização para Busca Orgânica;
60,0% Redes Sociais;
58.7% Email Marketing;
58,2% Links Patrocinados;

Principais canais de conversão de vendas


57,7% É A TAXA MÉDIA DE ABANDONO DO
CARRINHO DE COMPRAS.

57,7% É A TAXA MÉDIA DE ABANDONO DO CARRINHO DE COMPRAS


137 É O NÚMERO MÉDIO DE PEDIDOS MENSAIS DO E-COMMERCE.

137 É O NÚMERO MÉDIO DE PEDIDOS MENSAIS DO E-COMMERCE


21% DOS SITE RECEBEM MENOS DE 10 PEDIDOS POR MÊS.
18% DOS SITES JÁ RECEBEM MAIS DE 1.000 PEDIDOS MENSAIS.

5001-15


PRINCIPAIS MEIOS DE ENTREGAS DE PRODUTOS:

87,1% Correios;
36,6% Transportadora privada;
14,8% Motoboy;
12,5% Frota própria;
3,6% Outro (especifique);
2,7% Download;

PRINCIPAIS MEIOS DE ENTREGAS DE PRODUTOS


19,1% DOS PEDIDOS GERAM ATENDIMENTO PÓS-VENDA.

5001-17


CANAIS DE ATENDIMENTO:

95,7% E-MAIL (é o canal mais utilizado para atendimento ao cliente);
78,1% TELEFONE;
71,5% REDES SOCIAIS;
45,7% CHAT;
20,9% BLOG;

Canais de atendimento e-commerce


18% das empresas utilizam o WhatsApp para atendimento a clientes.

WhatsApp para atendimento aos clientes e-commerce


6,4% É O CUSTO DA LOGÍSTICA REVERSA SOBRE O TOTAL DO FATURAMENTO.

Custo logística reversa em seu e-commerce


PRINCIPAIS MOTIVOS DA LOGÍSTICA REVERSA:

  • Defeito do produto
  • Arrependimento
  • Produto Inadequado

Principais motivos da logistica reversa em seu e-commerce


PRINCIPAIS DESAFIOS PARA EMPRESAS CRIADAS ANTES DE 2005.

  • Logística
  • Tributação
  • Gestão de Pessoas
  • Estoque
  • Fornecedores
  • Formação de Preço
  • Fraude

Principais desafios para empresas criadas antes de 2005


PRINCIPAIS DESAFIOS PARA EMPRESAS CRIADAS DEPOIS DE 2006.

  • Marketing
  • Estoque
  • Logística
  • Tributação
  • Concorrência
  • Gestão de Pessoas

Principais desafios para empresas criadas depois de 2006


5001-24


Pesquisa esta disponível para DOWNLOAD AQUI

 

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schramm

Jean Pierre Schramm é Consultor E-commerce, entusiasta e especialista em marketing digital, fanático por conhecimento, novas tecnologias e resultados, a mais de 20 anos trabalha no mercado de internet, ja participou de outros congressos online da area, palestrante, criador do site vagasecommerce.com.br, CEO e fundador da Loja Online Consultoria. Especializado em pequenas empresas que já possuem ou queiram desenvolver sua primeira loja online que ainda não sabem qual caminho seguir e como agir nesse novo cenário de vendas, com planejamento, orientações e ações que irão transformar a internet em uma verdadeira máquina de vendas.

Website: http://lojaonlineconsultoria.com.br

4 Comentários

  1. Teo

    Importantissimo estes dados. O e-commerce precisa dessas pesquisas para sabermos o que acontece com o mercado. Parabens Jean pelo trabalho. Sucesso!

    Teo Costa
    Sao Paulo

  2. Wesley Texeira

    Excelente matéria, parabéns!!

  3. Simone

    ótima pesquisa, já tenho como ter uma ideia..ainda não estou no ramo…mas tenho projeto para o futuro.

  4. É perfeita tempo para fazer alguns planos para o futuro e é
    tempo para ser feliz. Eu tenho ler este post
    e se eu pudesse eu deseja sugiro que você algumas coisas interessantes ou assessoria .
    Talvez você pode pode escrever próximos artigos referentes a este
    artigo. I deseja mais coisas sobre ele!

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